Marcos Meier
Psicólogo, professor de matemática, escritor e mestre em educação. Palestrante nacional e internacional a respeito de relacionamento interpessoal nas empresas, educação de filhos e formação de professores. Possui uma coluna semanal na RPC Tv, afiliada da Rede Globo no Paraná, na qual discorre sobre educação e comportamento. Sobre estes temas, é também comentarista de rádio há 12 anos e autor de mais de dez livros. Por sua contribuição à cidade, recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba.
As cores da vida e os reais perigos por trás do baleia azul, do bullying e da depressão.
+ -
O jogo baleia azul e como evita-lo.
Causas e consequências do bullying.
A depressão e como lidar com ela.
Princípios de valorização da vida.
Compreendendo a adolescência.
A ideação suicida.
O vazio e as dores da vida.
Princípios para educar e proteger os filhos.
Contrate
Comunicação e autoestima nas empresas.
+ -

Uma das principais causas de conflitos nas empresas é a comunicação inadequada, truncada, mal interpretada, falha, etc. A palestra ensina princípios para uma comunicação interpessoal saudável. Criticar, elogiar, reconhecer o erro, apontar erros em outras pessoas sem magoá-las e o conceito de perdão serão trabalhados de forma aprofundada e bem humorada.  Pessoas que aprendem a se comunicar de forma assertiva melhoram significativamente suas relações na empresa, na família, na vida pessoal.

Pessoas com boa autoestima se relacionam melhor e evitam conflitos.

Público alvo: empregados/colaboradores nas empresas.

Carga horária: 1h00 a 1h30

Contrate
O resgate da autoridade do professor.
+ -

Atualmente uma das maiores dificuldades em sala de aula, no Brasil todo, é a indisciplina dos alunos. Em média perde-se de 10 a 15 minutos de cada aula para que os alunos sentem, abram os cadernos, desliguem os celulares ou parem de conversar. É muito tempo perdido. A palestra ensina ao professor como exercer a autoridade de forma que o aluno crie vínculo em vez de se revoltar contra as regras.

Público alvo: professores e coordenadores.

Carga horária: 1 a 2h.

Contrate
Curso de Mediação da Aprendizagem segundo a Teoria de Reuven Feuerstein.
+ -

O curso aprofunda as doze características de um mediador segundo a Teoria da Mediação do educador israelense Reuven Feuerstein. Os conceitos teóricos são, a cada momento do curso, exemplificados com situações reais de sala de aula. O curso é um dos momentos mais significativos na mudança de posturas em uma escola. Pode ser ministrado em 30 ou 20 horas aula, dependendo do nível de profundidade desejado. Pode ser realizado em dois ou três dias inteiros, de 10 horas-aula cada ou, por exemplo, uma ou duas semanas somente num período (manhã, tarde, ou noite).

Público alvo: Professores.

Carga Horária: 20 a 30 horas-aula

Reuven Feuerstein  e Marcos Meier em Jerusalém. Julho de 2000.

Reuven Feuerstein e Marcos Meier em Jerusalém. Julho de 2000.

Contrate
Autoestima e valores – como ter uma autoestima saudável e ajudar as crianças a desenvolvê-la.
+ -

O objetivo dessa palestra é ajudar os participantes a compreender o processo de construção de uma autoestima saudável permeada por valores. Um adulto com autoestima saudável tende a ter uma influência mais positiva sobre as crianças e tem maior possibilidade de ajudá-las a crescer de forma saudável emocionalmente. Os valores que a mídia e a sociedade divulgam nem sempre são favoráveis ao desenvolvimento. Compreender como isso acontece é o primeiro passo para ter sucesso na vida e na escola.

Público-Alvo: Professores e/ou Pais.

Carga Horária: 1h  a 2h

Contrate
Limites: como largar sem abandonar e segurar sem prender.
+ -

Aprenda a colocar limites com sabedoria auxiliando seu filho a desenvolver responsabilidade, autonomia, criatividade e maturidade. Compreenda os prós e contras das posturas mais autoritárias e das mais liberais.

Ajude as crianças a construir uma personalidade forte capaz de vencer as dificuldades da vida e desenvolver segurança frente aos relacionamentos.

Público alvo: Pais.

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
Como desenvolver a inteligência de seu aluno – os fatores do desenvolvimento emocional e cognitivo.
+ -

Ter alunos realizados, felizes e inteligentes não é fruto do acaso. Há uma forma especial de interagir com as crianças que possibilita o desenvolvimento de um maior número de conexões cerebrais e, consequentemente, do desenvolvimento da criatividade e da inteligência.  Essa interação é explicada na palestra de forma teórico-prática. Disciplina, limites, organização, emoções e lições de casa são alguns dos aspectos a serem trabalhados na palestra.

Público-Alvo: Professores.

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
A aprendizagem significativa e a função docente.
+ -

A palestra aborda o conceito de aprendizagem significativa segundo David Ausubel e Reuven Feuerstein e aprofunda questões relacionadas à aprendizagem que vão além da tradicional, da repetitiva, da cópia ou da memorização como metodologia de ensino. São dados vários exemplos reais de aprendizagens significativas e, em contrapartida, de aprendizagens no “velho estilo” da educação bancária, criticada por Paulo Freire. As concepções de educação e de criança que o professor tem são questionadas e revistas.

Público-Alvo: Professores.

Carga Horária: 2h

plateia sorrindo

Contrate
A comunicação na docência: influências das concepções de criança e de educação no ato de educar.
+ -

O objetivo da palestra é compreender os fatores sociais, históricos e psicológicos que interferem na forma de comunicar, de ensinar. Um professor consciente do seu potencial de comunicação é mais eficaz no seu trabalho. Um dos principais fatores responsáveis pela mudança na forma de ensinar não é o material didático, a forma de avaliar, o número de alunos por turma, nem a concepção de educação declarada pela escola, mas as crenças do professor a respeito do que é uma criança e do que é aprender.

Público-Alvo: professores.

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
Adolescência – fatores relacionados ao desenvolvimento saudável das emoções, dos relacionamentos e dos valores.
+ -

Como aproveitar o potencial dos adolescentes para o próprio crescimento deles? Como compreender a crise do adolescente sem se desgastar emocionalmente na interação com ele? Por que os pais deixam de ser referência e os grupos passam a influenciar o comportamento dos adolescentes? Como interagir com os adolescentes de forma a ajudá-los a se tornar adultos maduros, responsáveis felizes e realizados?

Essas são algumas das perguntas que serão respondidas nessa palestra.

Público-Alvo: Professores e/ou Pais.

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
A feminilidade e a masculinidade: as diferenças nas expectativas de cada parceiro.
+ -

Palestra destinada a pais, casais, ou professores interessados em compreender melhor as diferenças de comportamento feminino e masculino.  Por que o homem nunca para o carro para perguntar o caminho? Por que uma crítica a um homem o deixa tão abalado? Por que as mulheres se preocupam tanto com detalhes? Por que elas choram tanto? Por que os homens são tão insensíveis? Por que a autoestima feminina é tão frágil e a do homem arrogante? Existem diferenças significativas no cérebro masculino e no feminino? Essas são algumas das perguntas a serem respondidas durante a palestra. Compreender como o sexo oposto funciona permite que as cobranças e as falhas na comunicação diminuam.

OBS. Palestra exclusiva para adultos. Não é recomendada a presença de crianças. Pode ser ministrada pelo professor Marcos ou pelo casal Marcos e Jeanine.

Público-Alvo: Casais.

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
Gestão Emocional – O papel da liderança no desafio de fazer acontecer.
+ -

A qualidade das relações numa empresa depende diretamente das concepções que cada participante tem a respeito de conceitos como autoridade, amizade, ordem, sugestão, problemas, oportunidades, críticas e elogios. Os conflitos gerados por falhas na comunicação ou por interpretações equivocadas são comuns nas empresas. Essa palestra tem o objetivo de trazer à reflexão aspectos relativos aos fatores que interferem no trabalho das equipes, principalmente quanto às variáveis sociais, conflitos internos na relação entre os funcionários, na forma como se dá o feedback do trabalho de cada um e nas dificuldades de se exercer a liderança na promovendo resultados.

Público-Alvo: Funcionários de Empresas (ou Professores e Funcionários de Escolas)

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
BULLYING: como erradicá-lo da escola.
+ -

Lei anti-bullying: LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)

Apesar do bullying ser algo que sempre existiu, a tecnologia e a sociedade atual acabaram por permitir sua potencialização e, portanto, os danos são maiores. A palestra orienta como a escola deve agir para não aumentar os problemas quando ocorrer uma situação de bullying e ensina o que realmente deve ser feito para que não ocorra na escola. Um erro comum nos projetos de erradicação do bullying é vitimar a criança alvo e criminalizar os autores. A palestra mostra o outro lado do combate à violência propondo alternativas para a construção da paz.

Público-Alvo: Professores e Funcionários.

Carga Horária: 1 a 2h

Isadora Faber e sua mãe no lançamento nacional do livro Bullying sem blá blá blá da editora Intersaberes. Autores Marcos Meier e Jeanine Rolim. A menina Isadora é a autora da página no facebook "Diário de Classe"  que revolucionou sua escola e trouxe um grande debate sobre a forma como os gestores lidam com a educação pública.

Isadora Faber e sua mãe no lançamento nacional do livro Bullying sem blá blá blá da editora Intersaberes. Autores Marcos Meier e Jeanine Rolim. A menina Isadora é a autora da página no Facebook “Diário de Classe” que revolucionou sua escola e trouxe um grande debate sobre a forma como os gestores lidam com a educação pública.

Contrate
Interação de qualidade na Educação Infantil.
+ -

A qualidade na interação professor-aluno da educação infantil é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, não apenas na aprendizagem.

Compreender o processo de desenvolvimento segundo a mediação da aprendizagem e as novas descobertas da neurociência potencializa a ação do professor e as crianças são beneficiadas em todas suas dimensões.

Público alvo: Professores.

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
Ética e comunicação interpessoal. O prazer da convivência na empresa.
+ -

Conflitos gerados por falhas na comunicação ou por interpretações equivocadas são comuns nas empresas. Dessa forma, a empresa, mesmo tendo produtos de extrema qualidade acaba não “convencendo” seus clientes, pois o clima institucional muitas vezes interfere no processo todo.

A palestra ajuda os parceiros e funcionários a se conscientizarem de seus potenciais e de suas dificuldades tanto na comunicação quanto na qualidade de seus procedimentos. Pessoas éticas, felizes e realizadas criam menos conflitos e potencializam seus resultados.

Público-Alvo: Funcionários de Empresas.

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
A influência da TV, Internet, Games e redes sociais nas crianças e adolescentes.
+ -

Essa palestra tem como objetivo refletir sobre aspectos psicológicos, comportamentais, sociais e físicos relacionados ao uso constante da tecnologia e da mídia. Por meio de propagandas de TV o professor irá demonstrar as intenções que estão “por trás” das imagens.

Público-Alvo: Professores e/ou Pais.

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
Como Trabalhar em Equipe
+ -

Compreender as diferentes posturas nos trabalhos em equipe e como coordenar uma equipe com foco nos objetivos. Aprender a dar feedback uns aos outros, como elogiar e como criticar são alguns dos temas que serão trabalhados na palestra.

Público-Alvo: Empresas

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
Autoestima masculina: os desafios do novo Homem
+ -

Palestra dirigida para homens com o objetivo de ajudá-los a compreender as características da masculinidade potencializando seus pontos fortes e integrando os pontos fracos de seu comportamento. Além disso, ajuda-os a compreender melhor as mudanças sociais e comportamentais e suas influências na sua autoestima.

Público-Alvo: Empresas

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
Relações familiares interferindo no trabalho e nos conflitos interpessoais na empresa.
+ -

O objetivo da palestra é auxiliar os empregados da empresa a melhorar a qualidade dos relacionamentos com seus familiares e com seus colegas de trabalho, tornando-os conscientes da distância possível entre o “pessoal” e o “profissional”.

Público-Alvo: Empresa

Carga Horária: 1 a  2h

Contrate
Trago a pessoa amada em uma aula. As promessas da tecnologia e a realidade de sala de aula.
+ -

A onda mundial hipervalorizando o uso da tecnologia em sala de aula pode esconder um fato simples: o que realmente faz a diferença no aprendizado das crianças é a qualidade da interação professor aluno e o grau de liberdade na inovação que o aluno pode criar em cada software educativo. A palestra ajuda a desmitificar a tecnologia e a incentivar o professor a usá-la de forma criativa e responsável.

Público-Alvo: Professores.

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate
Princesas tristes – contribuições da Psicologia para a transformação da autoestima feminina.
+ -

O objetivo dessa palestra para mulheres é ajudá-las a fortalecer sua imagem como pessoas de valor, bem sucedidas, realizadas, bonitas e capazes. Em outras palavras, compreender melhor as características femininas e usar a força proveniente dessa compreensão. Quando ministrada a professoras, o benefício é ainda maior, pois quem “ganha”, além das professoras, são as crianças.

Público-Alvo: Mulheres (Mães, Funcionárias, Professoras…)

Carga Horária: 1 a 2h

Contrate