Prof. Pan Cada
O professor Pan Cada é interpretado pelo professor Marcos Meier. Seu objetivo é trazer reflexões importantes sobre educação e sociedade de uma forma irônica e bem humorada. Apesar da dureza de seus posicionamentos, a intenção nunca é de magoar ou constranger ninguém, mas de trazer assuntos à discussão e achar caminhos para melhorar a educação no Brasil.

Quem é o Prof. Pan Cada?

Pan Cada é um professor mal humorado. Não gosta de rir, pois se sente muito explorado como professor e muito injustiçado pelos alunos que não se interessam em estudar. Ele fala o que muitos de nós professores gostaríamos de falar, mas é meio “pancada” ou seja, quer trazer a educação do passado para a sala de aula de hoje.
Rabugento, agressivo com os preguiçosos, mentirosos ou com os que não tem ética, fala com vigor sobre temas relacionados à Educação, Relacionamentos e Sociedade.
Seu jeitão grosseiro esconde uma alma pura que cresceu na roça e aprendeu valores fundamentais. Amado pela maioria das pessoas e odiado por alguns que adoram criticar, mas nunca fazem nada significativo para melhorar o mundo.
Sonha, claro, de forma irônica, com a volta da palmatória na esperança de corrigir a indisciplina em sala de aula.
Admira os esforçados independentemente de sua condição social ou física. É contra qualquer tipo de preconceito.


Biografia do professor Pan Cada

Pan Cada nasceu em Curitiba, PR. Filho de um agricultor, plantador de batatas nascido na Esbravênia (Entre a Alemanha e a Rússia) com a colona nascida em Witmarsum (cidade próxima a Curitiba). Passou a infância na Esbravênia ajudando seus pais na plantação de batatas. Depois voltou ao Brasil onde terminou seus estudos e formou-se como professor na UFPR. Atualmente leciona Matemática, Física, Português, Geografia, Psicologia, enfim, o que aparecer. Decidiu publicar suas críticas pois cansou de ser explorado como professor pelos gestores e pela sociedade e cansou de ser desrespeitado pelos alunos preguiçosos. Espera que seus videos e artigos possam melhorar a Educação no Brasil.


Quem o interpreta?
 

O professor Pan Cada é interpretado pelo professor Marcos Meier. Seu objetivo é trazer reflexões importantes sobre educação e sociedade de uma forma irônica e bem humorada. Apesar da dureza de seus posicionamentos, a intenção nunca é de magoar ou constranger ninguém, mas de trazer assuntos à discussão e achar caminhos para melhorar a educação no Brasil. Todos os videos, artigos e postagens de autoria do professor Pan Cada são textos construídos de forma bem humorada e irônica com o objetivo de trazer elementos para reflexão sobre Educação. O personagem incorpora posturas radicais que levam o educador ou o estudante a refletir sobre ensino-aprendizagem. Nenhuma das falas ou textos tem o objetivo de valorizar a violência, preconceito ou qualquer ato discriminatório. Quando isso ocorrer, perceba que é ironia e o objetivo final é justamente o contrário: melhorar a Educação no Brasil, incluindo o diferente, acolhendo-o e valorizando as posturas pró-ativas na Educação de qualidade. Os princípios da Mediação da Aprendizagem do educador israelense Reuven Feuerstein servem de pano de fundo para as reflexões sobre mediação da aprendizagem.